22 de julho de 2010

Ludicidade, diversão e motivação.

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância da ludicidade nas aulas de natação para crianças de 3 a 6 anos, sendo a brincadeira um instrumento de base fundamental no contexto das aulas e também como um dos aspectos mais importantes nesta fase da vida da criança. Ressalta-se sua importância no crescimento e desenvolvimento infantil, servindo como incentivo para adesão e manutenção deste tipo de atividade. Trazendo toda essa vivência da cultura infantil para a aprendizagem de natação, motivando as crianças no ensino-aprendizagem, o trabalho visa mostrar propostas e estratégias de aprendizagem e motivação das crianças nas aulas de natação, através de exemplos de atividades práticas repletas de ludicidade e criatividade. O trabalho também busca mostrar considerações sobre os benefícios da natação, como prática corporal para todos os aspectos da criança nessa faixa etária, sejam eles cognitivo, sócio-afetivo e motor. A principal proposta é desenvolver algumas atividades que vivenciem a fantasia e o imaginário infantil, que trazem ferramentas para a melhoria de sua coordenação e estímulos para enfrentarem novos desafios e prosseguirem nas atividades e na modalidade esportiva destacada. O estudo mostra que as brincadeiras permitem que a criança construa conhecimentos dentro das atividades propostas em aulas. Também relata a criança interagindo com o meio líquido de forma divertida e agradável, possibilitando a vivência de habilidades relacionadas à natação; assim como a flutuação, respiração, propulsão; e até alguns estilos da natação. Sob o ponto de vista do profissional atuante, ressaltamos também a importância do professor como mediador do conhecimento e agente que deve ser responsável pelo incentivo e motivação das crianças para as aulas e atividades físicas no meio aquático.
Unitermos: Natação. Brincar. Motivação. Desenvolvimento infantil.

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